SÊ BEM-VINDO ! SÊ BEM-VINDA ! YOU ARE WELCOME !

domingo, 30 de junho de 2013

El más noble de nuestros sentidos


«(...) el saber tuvo su origen en la vista, tal y como afirma él mismo en otro lugar cuando dice nihil est in intellectu quin prius fuerit in sensu, es decir, que no hay nada en el intelecto que previamente no se haya ofrecido de alguna manera a los sentidos. Y los sabios concluyen que la vista es el más noble de nuestros sentidos. De ahí que también vulgarmente se diga, no sin fundamento, que la vista es la primera puerta por la que el entendimiento entiende y gusta.»

Luca Pacioli

sexta-feira, 28 de junho de 2013

São João de Brito


À luz do dia também é possível agir. De passagem por Lisboa, deixámos vestígios a 500 metros do aeroporto da Portela. Um abraço enorme à Amizade infinita que mora na Av. do Brasil!

It's also possible to spray paint at daylight. Here we were, very close to Lisbon's Airport.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Exploiters Are Weak and Dependent (GREVE GERAL!!!)



«(...) deep interdependence makes exploitation a particularly explosive form of social relation for two reasons: First, exploitation constitutes a social relation which simultaneously pits the interests of one group against another and which requires their ongoing interactions; and second, it confers upon the disadvantaged group a real form of power with which to challenge the interests of exploiters. This is an important point. Exploitation depends upon the appropriation of labor effort. Because human beings are conscious agents, not robots, they always retain significant levels of real control over their expenditure of effort. (...) The ability to impose (...) costs [to exploiters] constitutes a form of power among the exploited.»

Erik Olin Wright

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Windy Summer


Na zona de Cascais, este início de verão está a ser marcado pela cólera de uma ventania que fura a pele e atravessa o corpo, assobiando pelo espaço microscópico entre as células. Ainda assim, há sol bastante para derreter os gelados ;)

domingo, 23 de junho de 2013

Business Instead of Game


« We push the hottest V's, peel fast
through the city, play Monopoly with real cash
Me and Biggie and the models be, shaking they saditty ass
And parotta be, somethin you cats got to see
And the watches be all types and shapes of stones
Bein broke is childish and I'm quite grown
... »

The Notorious B.I.G. (Business Instead of Game)

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Visiting a Friend's Exhibition


Um saltinho a Lisboa, rever um irmão através das paredes onde pendurou arte, cor e intenção! Ainda há quem pinte com inteligência, ainda há sensibilidade interventiva, ainda há quem saiba pintar e pinte BEM! Espetacular!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Proposta de lei para a caça às bruxas


« O Governo aprovou, esta quarta-feira, uma proposta de lei para punir com coimas entre 100 e 25 mil euros os "grafitos, afixações, picotagem e outras formas de alteração, ainda que temporária", do património em espaço público.

"O que nós hoje aprovámos e propomos à Assembleia da República é a instituição de um regime contraordenacional. Nos termos da nossa proposta, as coimas podem variar entre 100 e 25 mil euros, conforme, evidentemente, a gravidade do dano que for provocado", declarou o ministro da Administração Interna na conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros.

Miguel Macedo acrescentou que a proposta do Governo "determina ainda a possibilidade de perda dos bens empregues neste tipo de atividades a favor do Estado" e estabelece que "a responsabilidade do procedimento contraordenacional cabe às autarquias, a outras entidades administrativas, e, no caso de material circulante ferroviário e rodoviário, ao IMTT ".

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, o regime hoje aprovado aplica-se "aos grafitos, afixações, picotagem e outras formas de alteração, ainda que temporária, das características originais de superfícies exteriores de edifícios, pavimentos, passeios, muros e outras infraestruturas".

O ministro da Administração Interna ressalvou que o Governo não pretende "confundir este tipo de atividades com arte que se realiza também em espaço público, em muitos casos em espaços disponibilizados para o efeito".

O comunicado do Conselho de Ministros refere que a proposta de lei do Governo "visa dotar as autarquias e demais autoridades administrativas e policiais de instrumentos que têm em vista melhor prevenir e reprimir ações de vandalismo e a utilização desregulação dos espaços públicos, desrespeito pelo património e pela propriedade, preservando o espaço urbano".

"Nós entendemos que este tipo de atividades prejudica o ambiente urbano, contribui para aumentar um sentimento subjetivo de insegurança em largas franjas da população, e entendemos que é preciso dotar as entidades com competência na matéria de um quadro legislativo adequado para suster, prevenir este tipo de situações", afirmou Miguel Macedo. »


terça-feira, 18 de junho de 2013

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tenham pena dos portugueses por sermos pobrezinhos


«O berço

– Que lindo berço, Mamã. É para o menino? Não foi a Mãezinha que o comprou, pois não?
– Não, meu amor; eu não tinha dinheiro. Foram umas meninas que andam a estudar no Liceu, as meninas da Mocidade Portuguesa. Tiveram pena de nós, por sermos pobrezinhos, e deram-nos o berço e os vestidos para o nosso menino.
- Mamã, são tão boas essas meninas!»

in O livro da primeira classe, Editora Educação Nacional, 1958.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Em direção à praia do Guincho


Foi pintado mesmo agora, ainda nem o sol tinha nascido. Olá amigos! Bom dia a todos! =)
Yes we did strike again!!! Good morning =)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Testando difusores #9


Na sequência das experiências que de quando em vez vamos realizando, agora testámos o cap Fine Skinny Level 2. Também neste caso a nossa avaliação é positiva e este difusor recomenda-se. Observe-se ainda como as válvulas das latas NBQpro continuam a reagir bem, proporcionando um ótimo controle dos traçados. Quanto às latas Montana (especialmente Montana Gold), não há nada a dizer, a sua célebre reputação fala por si.

terça-feira, 11 de junho de 2013

O colosso das derrapagens




«Os maiores desvios relativamente às previsões sobre o cenário macroeconómico e a realidade, dizem respeito aos indicadores da evolução do PIB, da taxa de desemprego e do rácio da dívida pública. As fórmulas e multiplicadores utilizados partiram de pressupostos técnicos que têm por base um modelo macro econométrico de previsão das principais variáveis macroeconómicas e de finanças públicas com relações de feedback entre elas. Deste modo, o multiplicador é um resultado e não um parâmetro exógeno que seja usado no momento da elaboração das previsões.»

Vítor Gaspar (ministro das Finanças)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

domingo, 9 de junho de 2013

Cruzamento de saberes


Para a apreciação de uma cor, temos em conta aspectos de natureza física (teoria das radiações), fisiológica (anatomia do globo ocular e ligações ao sistema nervoso central), psicológica (funções sensoriais e emotivas) e cultural (contextualização social e interpretações simbólicas). Para um Artista, é no cruzamento dos saberes que a intuição determina as opções cromáticas que melhor se ajustam a cada caso. O lugar público é, por excelência, o espaço para a partilha dos sentidos.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Beyond The Law


«Who is free to choose? Who is beyond the law? Who is healed? Who is housed? Who speaks? Who is silenced? Who salutes longest? Who prays loudest? Who dies first? Who laughs last?»

Barbara Kruger

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Educação Visual


«In the face of an amplifying and diluting pan-‘Image-World’ —  polluted by the proliferation of electric signs, flashing billboards, video, high definition television, and doctored rephotographs - manipulated by cynical advertisers, the visually skilled and trained person has a special, advocating role. Who else will demonstrate that one does not necessarily become dumb watching? Who else will show the need for visual aptitude, not just reading literacy? Who else will teach the difference between empty merchandising or narcotic, plasmic propaganda and the constitutive imaging arts, encouraging and persuading the actively engaged beholder to think?»

«Diante da amplificação e diluição de um ‘Image-World’ — poluído pela proliferação dos sinais eletrónicos, painéis, video, televisão de alta resolução e fotografia digital – manipulados por anúncios cínicos, a pessoa visualmente hábil e treinada tem um papel especial. Quem mais irá demonstrar que o observador não se tornou necessariamente um indivíduo acrítico e passivo? Quem mais irá mostrar a necessidade da aptidão visual, muito além da mera alfabetização? Quem mais irá ensinar a diferença entre comércio vazio ou narcótico, propaganda plásmica e arte imaginativa, encorajando e convencendo o espectador ativamente empenhado a pensar?»

Barbara Maria Stafford

domingo, 2 de junho de 2013

The Rules You Accept



«MONEY CREATES TASTE 

PRIVATE PROPERTY CREATED CRIME

YOU ARE A VICTIM OF THE RULES YOU LIVE BY

STUPID PEOPLE SHOULDN’T BREED»


Jenny Holzer

sábado, 1 de junho de 2013

Aceleramento


«As transformações mais radicais na nossa percepção estão ligadas ao aumento da velocidade da vida contemporânea, ao aceleramento dos deslocamentos cotidianos, à rapidez com que o nosso olhar desfila sobre as coisas. Uma dimensão está hoje no centro de todos os debates teóricos, de todas as formas de criação artística: o tempo. O olhar contemporâneo não tem mais tempo.»

Nelson Brissac Peixoto