SÊ BEM-VINDO ! SÊ BEM-VINDA ! YOU ARE WELCOME !

domingo, 11 de outubro de 2015

Vencendo o poder totalitário


"São assim os projectos totalitários: não admitem críticas nem alternativas, têm horror ao pluralismo e só suportam a democracia enquanto ela lhes permite executar, com a ajuda de manipulações mediáticas e outras, um poder inquestionado.

Mas depois há os povos, as democracias. Que questionam. Que resistem ao que consideram errado, injusto e não permite melhorar a vida da sociedade. Assim como os projectos totalitários não nasceram nem se impuseram de um dia para o outro, também os que os contestam passam por processos, por combates que crescem, que diminuem, que voltam a crescer… Só do lado dos totalitarismos a política é vista como o exercício de um projecto fechado, como algo que pudesse subtrair-se à história, às dinâmicas do tempo e do espaço. Do lado do campo democrático, a política é vista, e tem de ser vivida, como constante mutação, como jogo de possíveis em que «apenas» se escolheu um lado: o da liberdade, o da igualdade, o da fraternidade.

[...] hoje a situação política em Portugal não é de todo a mesma. Com a perda da maioria absoluta por parte da coligação de direita e a necessidade de haver acordos que a extravasem para que as suas leis e o seu orçamento do Estado sejam aprovados no Parlamento, a austeridade neoliberal é ferida onde mais lhe dói: na perda do seu poder totalitário."

Sandra Monteiro

Sem comentários: