SÊ BEM-VINDO ! SÊ BEM-VINDA ! YOU ARE WELCOME !

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Le Monde Diplomatique 1999-2002


Poucos são os que se podem orgulhar de conhecer e acompanhar a edição portuguesa do Le Monde Diplomatique desde o seu início, em 1999. 

Os três primeiros anos culminaram com um CD comemorativo que incluía os artigos publicados, quer os traduzidos do francês quer os redigidos por autores nacionais.

Revirando os nossos arquivos, vasculhando gavetas, armários, caixas e dossiers antigos, estes foram os números que conseguimos localizar, mas há outros tantos relativos a esse período inicial que esperançadamente ainda podemos vir a recuperar.

Desde o princípio que o Le Monde Diplomatique tem vindo a desempenhar um papel decisivo no entendimento da Arte que vamos produzindo. Contra a corrente dominante da imprensa superficial, manipuladora dos fatos e das opiniões, representante e conservadora dos poderes instituídos, indutora de comportamentos acríticos e massificados, o Le Monde Diplomatique é, pelo contrário, um espaço de reflexão insubstituível, responsavelmente bem informado, comprometido com a Verdade e a Justiça.

Na produção de imagens, quem desejar fazer mais do que simplesmente repetir as fórmulas do Belo repisado, mais do que desenhar coisas bonitinhas que ofuscam os olhos cansados, precisa de saber onde ir buscar informação verdadeira, que permita um olhar, no plano político-social, culturalmente sustentado.

Hoje, contra todas as forças obscuras que a desejariam amordaçada, a voz portuguesa do Le Monde Diplomatique mantém-se ativa na sua missão de esclarecer e provocar o debate plural, democrático e alternativo. Já são mais de 15 anos! 

Tu aí, participa! Sugerimos que compres o teu jornal todos os meses. Ou assines. Contribui para que haja verdadeira liberdade de imprensa.

Sem comentários: