«Que cortem nas parcerias público-privadas que alimentam um capital parasitário e que nos levam 28.000 milhões de euros por ano. Que cortem na subcontratação de estudos e estudozinhos que levam 1.400 milhões num ano. Que cortem nos 4.000 milhões de euros entregues ou disponibilizados para o BCP e o BPN e nos outros muitos milhões que disponibilizaram.
(...)
É preciso acabar com os paraísos fiscais. Por lá circulam, calcula-se, 115.000 milhões de euros de dinheiro português. Muito deste dinheiro é obtido na especulação. Outro é obtido como resultado dos baixos salários com que nos remuneram todos os meses.
(...)
Camaradas e amigos, é possível sair da crise e construir um futuro melhor. Temos de dizer não a uma governação que se submete às pressões economicistas que resultam desse desastre que é o PEC da União Europeia e se submetem às imposições dos especuladores financeiros.»
Carvalho da Silva (Secretário-Geral da CGTP-In em 29.05.2010)