Há várias receitas, todas simples. Cada um deve praticar, eventualmente variando as proporções dos ingredientes e até os procedimentos, com vista a atingir a sua própria receita personalizada.
Nós fazemos assim:
Ingredientes:
1/2 parte de vinagre, 1 parte de farinha de trigo, 13 partes de água.
(A proporção entre farinha e água é decisiva. Uma relação de 1 para 10 também funciona, resultando numa cola espessa. As relações de 1 para 12, 1 para 13, ou mesmo 1 para 14, são, na nossa opinião, as melhores. Já experimentámos 1 para 16 mas achamos que a cola ficou demasiado líquida.)
Procedimento:
1) Dissolvemos a farinha em 1/4 do total da água fria.
2) Levamos os restantes 3/4 da água ao lume.
3) Quando ferver, adicionamos a água fria onde antes dissolvemos a farinha. Misturamos bem.
4) Quando voltar a ferver, mexemos por cerca de 10 minutos em lume brando, até engrossar, ficando a parecer-se ligeiramente com uma pasta mole (quando arrefecer é que realmente engrossará, só então adquirindo a sua textura final).
5) Acrescentamos o vinagre. Há quem desligue o fogo imediatamente, mas nós mexemos por mais 2 minutos. O vinagre ajuda a conservar e a evitar o apodrecimento.
6) Tiramos do lume e deixamos arrefecer.
7) Guardamos no frigorífico. Há quem a conserve em pote fechado por bastante tempo. Não sabemos na prática se isso resulta, porque normalmente ao fim de 3 a 5 dias nós já a teremos usado toda.
Boa sorte! Boas colagens! Abraços ;)
1 comentário:
em pote fechado funciona, se ferveres o pote e a tampa e guardares a cola ainda muito quente. se costumas fazer compota sabes :D
Enviar um comentário