SÊ BEM-VINDO ! SÊ BEM-VINDA ! YOU ARE WELCOME !

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Como fazer cola em casa

Há várias receitas, todas simples. Cada um deve praticar, eventualmente variando as proporções dos ingredientes e até os procedimentos, com vista a atingir a sua própria receita personalizada.

Nós fazemos assim:

Ingredientes: 

1/2 parte de vinagre, 1 parte de farinha de trigo, 13 partes de água.
(A proporção entre farinha e água é decisiva. Uma relação de 1 para 10 também funciona, resultando numa cola espessa. As relações de 1 para 12, 1 para 13, ou mesmo 1 para 14, são, na nossa opinião, as melhores. Já experimentámos 1 para 16 mas achamos que a cola ficou demasiado líquida.)

Procedimento:

1) Dissolvemos a farinha em 1/4 do total da água fria.

2) Levamos os restantes 3/4 da água ao lume.

3) Quando ferver, adicionamos a água fria onde antes dissolvemos a farinha. Misturamos bem.

4) Quando voltar a ferver, mexemos por cerca de 10 minutos em lume brando, até engrossar, ficando a parecer-se ligeiramente com uma pasta mole (quando arrefecer é que realmente engrossará, só então adquirindo a sua textura final).

5) Acrescentamos o vinagre. Há quem desligue o fogo imediatamente, mas nós mexemos por mais 2 minutos. O vinagre ajuda a conservar e a evitar o apodrecimento.

6) Tiramos do lume e deixamos arrefecer.

7) Guardamos no frigorífico. Há quem a conserve em pote fechado por bastante tempo. Não sabemos na prática se isso resulta, porque normalmente ao fim de 3 a 5 dias nós já a teremos usado toda.


Boa sorte! Boas colagens! Abraços ;)



1 comentário:

Unknown disse...

em pote fechado funciona, se ferveres o pote e a tampa e guardares a cola ainda muito quente. se costumas fazer compota sabes :D