Charles Darwin
segunda-feira, 1 de março de 2010
Darwin racista, colonialista e imperialista
«Não havia muitos anos a Austrália regorgitava de animais selvagens; actualmente, porém, o cassoar foi banido a grande distância e tornou-se raro o canguru: a ambos o galgo inglês provou ser grande agente de destruição. Poderá demorar muito tempo a extinção desses animais, mas seu destino está fixado. (...) Os nativos ingénuos, cegados por insignificantes vantagens, regozijam-se com a aproximação do homem branco, que parece predestinado a herdar o território dos seus filhos.
(...)
Eu poderia esforçar-me e mostrar o que a selecção natural fez e ainda faz pelos progressos da civilização (...). Lembrai-vos do perigo que correram as nações europeias, alguns séculos atrás, de serem esmagadas pelos turcos e do quanto esta ideia nos parece ridícula hoje em dia. As raças mais civilizadas, que chamamos de caucásicas, bateram os turcos em campo raso na luta pela existência. Fazendo um relance sobre o mundo, sem olhar num porvir muito longínquo, quantas raças inferiores serão em breve eliminadas pelas raças que têm um grau de civilização superior!»
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
esta casa e brutal tou a pensar fazer umas cenas la dentro tens que me dar o teu contacto para irmos la pintar e tem uma vista sobre o mar muito bakana...
Really nice. Dá para perceber aqui um grande apreço pelo que Darwin nos deixou.
Já é conhecido?-» http://darwin-online.org.uk/
Enviar um comentário