quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
O maior aumento de sempre nos transportes públicos
« O Governo bem pode justificar estas medidas com a necessidade de reduzir custos nas empresas públicas de transportes, mas a verdade é que elas têm outro motivo: o favorecimento dos grupos económicos. Não apenas com a preparação das empresas para a privatização (através do aumento de receitas, da redução de serviços, do despedimento ou redução de direitos), mas com o favorecimento imediato dos actuais operadores privados, que beneficiarão da transferência e distribuição das receitas obtidas pelos passes.
Um dos estudos realizado pelo Grupo de Trabalho nomeado pelo Governo para rever a rede de transportes na Área Metropolitana de Lisboa que foi ocultado da opinião pública – o Anexo VIII: Repartição da Receita –, de Novembro de 2011, confirma as denúncias que o PCP e os sindicatos têm vindo a fazer: a base de apuramento para a distribuição das receitas do passe intermodal remonta a 1989, ou seja, é anterior à expansão do Metro e à redução do transporte rodoviário. Partindo desta base, em 2011, "um total de 4140 milhões de euros que deveriam ter sido entregues às empresas públicas foram entregues às empresas privadas, particularmente às empresas ligadas ao grupo Barraqueiro (a RL recebeu dois milhões e 747 mil euros a mais) e à multinacional alemã DB (a TST recebeu dois milhões e 129 mil euros a mais)". Ou seja "só entre 2008 e 2011, quase 20 milhões de euros foram desviados das empresas públicas para os grupos económicos".
(...)
O Governo mente quando afirma que a partir de 1 de Fevereiro o aumento será de cinco por cento, o PCP garante estar-se perante uma habilidosa manipulação estatística para esconder aumentos muito superiores.
(...)
Este aumento, apontado para Fevereiro, é o terceiro no espaço de um ano. Tendo por base os preços praticados em Dezembro de 2010 e os aumentos verificados em Janeiro e Agosto de 2011, chegamos à conclusão que em pouco mais de 12 meses, se verificou o maior aumento do preço dos transportes públicos de sempre. »
Vasco Cardoso (membro da Comissão Política do PCP)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário