SÊ BEM-VINDO ! SÊ BEM-VINDA ! YOU ARE WELCOME !

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Corretas e descontextualizadas (?????)


« Não (...) será tão cedo que Portugal vai ter benefícios nas suas condições de crédito junto dos seus parceiros europeus. A extensão de algumas vantagens oferecidas à Grécia para os casos da Irlanda e de Portugal não passaram de um "mal-entendido", disse ontem Jean-Claude Juncker, o presidente do Eurogrupo e o ministro português das Finanças, Vítor Gaspar. (...)

os ministros alemão e francês mostraram a sua oposição clara ao pedido feito pelo número um e dois do Governo português, no sentido de aplicar ao país vantagens gregas como um diferimento de pagamento de juros, maturidades mais longas e até juros ligeiramente mais baixos. 
O alemão Wolfgang Schäuble não poupou nos adjectivos diante da insistência portuguesa nos últimos dias em ter as mesmas condições no quadro dos créditos do Fundo Europeu de Estabilização (FEEF). "Não aconselharia Portugal a fazer isso e porque se fosse de outro país do euro não gostaria que me comparassem com Grécia", disse o ministro alemão (...) "Para a Irlanda e Portugal, que estão no processo de regressar, passo a passo, aos mercados seria um sinal bem chocante, e por isso é que os aconselho mesmo a não insistir neste ponto", continuou. Também o ministro francês, Pierre Moscovici, não aconselha a "copiar o plano da Grécia para Portugal e Irlanda". (...)

Juncker tinha dito há uma semana: "Tomámos uma decisão de aplicar as mesmas regras a todos", garantindo que iria satisfazer os "desejos" dos ministros irlandês e português. Ontem, algo atrapalhado, Juncker disse ter sido induzido em erro e condicionado pela pergunta dos jornalistas portugueses, notando que o Eurogrupo "não está em condições de dar igual tratamento para Irlanda e Portugal".


O primeiro-ministro [Pedro Passos Coelho] disse que o tratamento de igualdade tinha sido uma vitória sua num Conselho europeu e que "a seu tempo" se veria como se iriam aplicar essas vantagens a Portugal. Vantagens que Berlim e Paris consideram que não se adequam a um país no bom caminho. Ontem mesmo Passos Coelho, a partir de Cabo Verde, volta ao tema para dizer que "Portugal não está a reclamar um tratamento igual ao da Grécia". (...)


Para Gaspar, as declarações de Juncker e Passos "são inteiramente correctas e foram descontextualizadas de forma cuidadosa". »



in Económico em 04-12-12


Sem comentários: