SÊ BEM-VINDO ! SÊ BEM-VINDA ! YOU ARE WELCOME !

domingo, 14 de abril de 2013

Como colar cartazes






Já publicámos acerca da produção caseira de cola e dos prós e contras da Poster Art

Sobre a colagem propriamente dita, cada um procede como achar melhor. Apenas porque de vez em quando há quem pergunte sobre o nosso método, descrevê-mo-lo de seguida:

1) encontrado o spot, deita-se o cartaz no chão e espalha-se a cola nas suas costas. Apenas se se considerar alta a gramagem do papel, pode valer a pena besuntar um pouco também o rosto do cartaz (tal como na imagem acima). Sempre com precaução, porque se o papel ficar ensopado, pode amolecer, ficar frágil e rasgar-se.

2) A parede é a última a receber cola, especialmente se a colagem não for autorizada e se o spot for alto. Esta é a parte mais visível (e denunciadora) de todo o processo, por isso convém acontecer já perto de nos irmos embora.

3) Combinando vigor e delicadeza, o centro do cartaz é encostado à parede para garantir uma primeira fixação (particularmente útil se o colarmos a 3 ou 4 metros de altura). De seguida é alisado de baixo para cima. 

4) Se o spot apresentar-se ao alcance das mãos e o papel absorver água com facilidade, é possível não aplicar cola nas costas do cartaz. Podemos mantê-lo enrolado até ao momento da colagem. Neste caso molhamos apenas a parede. Então começa-se a colar por baixo, desenrolando o cartaz à medida que vamos subindo e que ele vai-se fixando.

5) Depois de o cartaz já estar agarrado à parede, com a escova embebida em cola esfrega-se-o de dentro para fora para eliminar bolhas e dobras com ar. Especial atenção deve ser prestada aos cantos, se ficarem levantados será fácil rasgar o cartaz depois de seco.

Então boas colagens Amigos! :)))

1 comentário:

teca disse...

Que chique! Passo a passo da magia colorida!

Beijos.