SÊ BEM-VINDO ! SÊ BEM-VINDA ! YOU ARE WELCOME !

sábado, 4 de outubro de 2014

Até quando povo manso?


"É mais fácil fazer essa destruição de direitos sociais em sociedades nas quais há uma parcela pequena da população economicamente ativa que é jovem. A emigração deixa sequelas sociais e políticas. A emigração de centenas de milhares de portugueses jovens, por exemplo, deu tempo ao salazarismo. No Brasil, a emigração de 5% da população economicamente ativa nos anos 90 do século passado deu tempo ao ajuste neoliberal recolonizador feito pelo governo do PSDB, presidido por Fernando Henrique Cardoso.

Ou seja, sociedades que passaram por uma redução demográfica, por exemplo, na forma de uma queda acentuada da taxa de fecundidade feminina, são mais vulneráveis. Os jovens têm maior disposição de luta, porque a população madura ou mais idosa tem mais medo de lutar, ou menos esperança de que a luta coletiva possa abrir o caminho de vitórias.

Naquelas sociedades em que há menos jovens é mais fácil impor regressões sociais. Porque há menos resistência. A coluna vertebral da resistência é sempre a geração mais jovem. Ela é a fagulha, a centelha, a faísca. Não pode vencer sozinha, mas é a juventude que incendeia a imaginação da classe trabalhadora e dos setores de classe média."

Valério Arcary

Sem comentários: