SÊ BEM-VINDO ! SÊ BEM-VINDA ! YOU ARE WELCOME !

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Só a Luta faz sentido


A principal causa da crise de 2008, cujas consequências ainda sofremos na pele, não foram as dívidas das famílias de assalariados, que simplesmente vivem dos rendimentos do seu trabalho, nem tampouco as despesas do Estado Social.

A desregulação do mercado capitalista, essa sim, conduziu à corrupção e aos excessos dos sistemas financeiros europeu e mundial. A doutrina neoliberal do capitalismo voraz deu plena liberdade às instituições de crédito, que se especializaram na especulação gananciosa, nos embustes dos produtos tóxicos, nas falcatruas do dinheiro fácil, no enriquecimento ilícito de uma minoria abastada, desonesta e egoísta.

Arruinados, os banqueiros e demais tubarões do sistema financeiro foram socorridos com o dinheiro de todos nós, contribuintes, cidadãos trabalhadores e honrados. Foram os povos, através dos seus governantes, que entregaram aos bancos, sem contrapartidas, partes significativas das riquezas coletivas. Milhares de milhões de euros, que as classes médias e os mais pobres ofereceram aos mais ricos! Dinheiro sem retorno.

Deste modo, os Estados endividaram-se para garantir os privilégios e a opulência de uma classe dominante corrupta. Vêm então os banqueiros, cinicamente, emprestar-nos o dinheiro que lhes demos de mão beijada. Emprestam-nos o nosso próprio dinheiro, a nossa própria riqueza, produto do nosso trabalho e esforço! Ainda por cima, cobrando juros altíssimos, asfixiando as economias, os empregos, a produção, o consumo, as famílias... 

Parvos somos nós se persistirmos no erro de aceitar que nos destruam as vidas, enquanto uma minoria gargalha dentro de palácios luxuosos. À nossa custa.

Sem comentários: