SÊ BEM-VINDO ! SÊ BEM-VINDA ! YOU ARE WELCOME !

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Não conseguir pensar em mais nada


"There is only one class in the community that thinks more about money than the rich, and that is the poor. The poor can think of nothing else."

"Há apenas um tipo de comunidade que pensa mais em dinheiro do que os ricos: os pobres. Os pobres não conseguem pensar em mais nada."

Oscar Wilde

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

As a Poor Man


"Me gustaría vivir como un hombre pobre, pero con mucho dinero."
"Eu gostaria de viver como um pobre, mas com muito dinheiro."
"I'd like to live as a poor man with lots of money."

Pablo Picasso

terça-feira, 29 de outubro de 2013

HUEY (Ironlak) & COÁGULO (NBQpro)


Brevemente as cores da nossa bandeira vão estar nas paredes! Yeeeeah!!!! ;D
Very soon portuguese colours are going to hit the walls of your neighbourhood! Yeeeah!!!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A nossa pele da cidade


Já se passaram anos desde que esta parede foi pintada. É bonito poder apreciar a passagem do tempo que adormece as cores. A textura de uma parede assim desgastada contém sempre uma beleza especial, como a pele marcada de alguém que vive maravilhosamente os dias irrecusáveis. 

Obrigado a todos os amigos em São João do Estoril, que já aceitaram conviver com esta tinta por mais de quatro anos. Felicidades a todos! Abraços.

It's been more than four years since these colours were painted. We are thankful to the community. We only have the opportunity to contemplate the beautiful fading of the wall's texture, because people in São João do Estoril allow this painting to remain there. Thanks! Best wishes to you all friends!

domingo, 27 de outubro de 2013

A cor como elemento estrutural da linguagem plástica


Os cinco elementos que estruturam a linguagem plástica são: os valores de claro-escuro, o ponto, a linha, a textura e a cor. É preciso combiná-los de modo criterioso de modo a garantir as finalidades comunicativas e as qualidades expressivas de uma obra.

Destes cinco elementos, é sobre a cor que mais se tem debatido e teorizado. Dada a sua complexidade, requer uma atenção muito particular na sua utilização.


Assim sendo, são sempre especialmente úteis os conhecimentos adquiridos no plano da Teoria das cores. É através do recurso à técnica racionalmente sustentada que a intuição adquire o máximo da sua força.


Os conceitos de tonalidade, saturação e luminosidade conduzem ao entendimento tridimensional da problemática da cor. O seu domínio garante, de modo prático, uma aplicação cromática adequada aos objetivos específicos de cada contexto.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Outra vez no Google Street View


*   *   *

http://goo.gl/maps/HqAMs

 http://goo.gl/maps/c4Beu

http://goo.gl/maps/if0a2

Em mais do que uma ocasião, já aqui foram apresentadas imagens recolhidas do Google Street View, onde algumas pinturas nossas aparecem. Hoje mostramos mais. No centro de Cascais foi encontrada uma parede bastante visível já com inúmeras histórias e várias camadas de tinta.

Ainda há poucos dias, publicámos um outro mural extinto realizado nessa mesma parede. Essa publicação continha também uma citação muito popular (todos já teremos ouvido alguém dizer algo semelhante ao que Yoko Ono afirmou). De fato, têm pouco de absoluto os conceitos de idade, tempo, longevidade, finitude, permanência,...

Deste modo, e por coincidência, é muita apropriada a descoberta que publicamos hoje.

Por fim, prestamos tributo aos talentosos ENZO e POKER, dois writers históricos da linha de Cascais que muito contribuíram para o desenvolvimento do graffiti em Portugal. A parede que ali deixaram e que subsistiu por dois anos, merece honras de abertura neste post. No tocante à dimensão e proporção, à expressividade, ao domínio técnico, à qualidade estrutural da forma visual, é seguramente um dos melhores pieces, senão mesmo o melhor, que já ocupou aquele spot. 

Respect! 
Abraços.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Desmontando as mentiras


"O governo está a basear a defesa da proposta do OE para 2014 numa ideia central: a de que, por muito desagradável que seja, vale a pena fazer mais este esforço para que Portugal recupere a sua soberania face aos credores. 

Até agora, a mensagem tem passado com sucesso, não só entre os comentadores do regime (o que não surpreende), mas até entre muita da comunicação social habitualmente mais atenta. Valeria a pena registar cinco ideias: 

1. A proposta de OE aumenta, não diminui, a incerteza para os investidores internacionais. (...)

2. A proposta de OE aumenta, não diminui, a probabilidade de incumprimento das metas orçamentais. (...)

3. O governo impõe custos desnecessários para se salvar a si mesmo - e não ao país. (...)

4. A eventual necessidade de recorrer a segundo resgate tem muito pouco a ver com o que vierem a ser as decisões do TC. (...)

5. Mesmo que o segundo resgate venha disfarçado de ‘programa cautelar’, não ganharemos soberania com isso – e, seguramente, não sairemos por essa via da trajectória de empobrecimento. (...)"

Ricardo Paes Mamede (recomenda-se vivamente a visita ao site Ladrões de Bicicletas onde estes argumentos são desenvolvidos com maior detalhe)

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Autumn Flavour


Já há uma fotografia diurna desta colagem, obtida mesmo antes de o outono se abater sobre Cascais com chuva e vento forte.

We already have a daylight picture of this poster, taken just before the autumn rain started.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Prepared Spontaneity


"I always act in a very spontaneous way. I just check the location beforehand for any surveillance cameras, the neighborhood and the police. I choose the color. I prepare the material and make sure to have selected the right keyword to write in order to be fast when it comes to do it. You also have to wait for the D Day. Even if you are prepared, you still feel the rush of adrenaline brought on by graffiti."

Kidult

domingo, 20 de outubro de 2013

Longevity


«Some people are old at 18 and some are young at 90. Time is a concept that humans created.»

Yoko Ono

sábado, 19 de outubro de 2013

Two Minutes or Less

 
(El St at work)

«The challenge is to make the cutout so that it can get on the wall as a solid unit in two minutes or less. The cutout has its own demands, and you have to be careful, or else it tears apart or it rolls through itself or it gets warped.»

Swoon

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Portugal desigual será o bordel da Europa


"O país está em estado de choque. (...) O universo dos que lutam pela sobrevivência aumenta (...). Até agora, o rendimento das pensões constituiu para muitos uma rede solidária que minimizou os estragos desta política alucinada. Muitos filhos e netos estão parcial ou totalmente dependentes dos seus velhotes, no alojamento, no rendimento ou em ambos. Com este Orçamento, em muitas famílias a rede que os mais velhos garantiam vai rasgar-se. A situação é dramática para muitos portugueses, mas também o é para Portugal como nação. (...)

Quer o governo quer as instituições da troika sabem muito bem que esta política não reduz os défices nem sequer estabiliza a dívida. Hoje todos sabem que não há “austeridade expansionista”. Porém, a insistência nas “reformas estruturais” e a cada vez mais aberta aceitação do deslizamento das metas orçamentais são sinais de que há uma estratégia implícita na política económica que nos é imposta pelo ordoliberalismo germânico e seus agentes na periferia da zona euro. Assumida ou não, a estratégia é cada vez mais evidente: aniquilar o Estado de bem-estar que fomos construindo após o 25 de Abril. Numa sociedade cada vez mais desigual, os pobres e os estratos de baixos rendimentos serão amparados por um Estado assistencial, os restantes já estão a ser empurrados para os mercados da saúde, da educação e dos fundos de pensões.

(...)

E agora? Sujeitos a uma estratégia de submissão que visa fazer da periferia da zona euro um território de lazer da Europa rica, hoje virada para o comércio com a Ásia, como se vai recuperar o emprego? Como se consegue pagar a bola de neve do serviço da dívida? Como pode sobreviver Portugal enquanto comunidade? A resposta é simples: se não rompermos com o quadro institucional que nos conduziu aqui – as responsabilidades externas e internas são imbricadas, são sistémicas –, a emigração intercontinental será em massa, a dívida será parcialmente perdoada mas permanecerá um garrote, o país será gerido por marionetes nomeadas pelos interesses da finança europeia e pelos novos capitalistas angolanos. A questão da sustentabilidade do Estado social, tal como o conhecemos, já não se levantará então porque o país, enquanto polis com autonomia, terá desaparecido. As pressões que têm sido dirigidas ao Tribunal Constitucional pelas entidades credoras são reveladoras, em si mesmas, do destino que nos está reservado."

Jorge Bateira

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ataque aos pensionistas e às suas famílias

"O que se prepara para aplicar aos pensionistas é uma tragédia. Num país como Portugal, em que as falhas de um Estado social relativamente recente são tantas vezes supridas por uma estrutura persistente de vínculos familiares, esta crise tem mostrado que as consequências do desemprego, da precariedade e da pobreza só não têm sido ainda mais dramáticas porque as famílias, com um enorme papel dos mais velhos, têm funcionado como almofada social. Esta nova e colossal redução dos rendimentos dos pensionistas – que eles tinham todo o direito a gozar como entendessem depois de uma vida a trabalhar – faz desaparecer o amortecedor social que restava em muitas famílias afectadas pelo desemprego, pela pobreza laboral, por insuficientes ou inexistentes prestações sociais ou pela doença."

Sandra Monteiro

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Requiescant In Pace


«Wall paintings are, by definition, ephemeral. They do not last long, since they are not officially protected. But now the digital platforms are a way to perpetuate them, they work as collections of visual memory.»

Ricardo Campos (anthropologist and street art specialist)

domingo, 13 de outubro de 2013

Research Who Is to Blame


«Optimism… I don’t think I’m particularly optimistic…. well I do believe in the plight of the innocent and misled…. … I think the government is up to shit.. the xenophobia situation makes me sick… the corporations and banks are bleeding the population dry… the neo liberal policies of south africa are very destructive to the man on the street… and the man on the street is so concerned with the everyday hustle that he fails to research who is to blame for what’s going down..»

Faith47

sábado, 12 de outubro de 2013

Estoril Love Drugs


"Um moço faz a corte a uma rapariga. Ela anuncia ao pai que se quer casar. 
Diz-lhe o pai: 
— Com esse rapaz? Bom... e ele tem dinheiro? 
— É extraordinário! Vocês, os homens, são todos a mesma coisa! Foi exactamente o que ele me perguntou a seu respeito."

A girl tells her father that her boyfriend has asked to marry her.
“Has he got any money?” The father asks.
“You men are all the same,” said the girl. “He asked the same question about you.”

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

The ceiling is the limit


Após mais um par de horas a olhar para a parede e a sacudir latas, este mural iniciado há já algum tempo, ficou assim. Se bem que, com franqueza, perguntamo-nos se não seriam necessários mais alguns retoques...

Would you say this wall is finished? Again, we were there today. We painted for a couple of hours more, but sincerely we're not sure the job is completely done... Any suggestions?

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Speaking The Truth

 

«The further a society drifts from the truth, the more it will hate those that speak it.»

George Orwell

terça-feira, 8 de outubro de 2013

3 gerações de autocolantes

Three generations of Dalaiama's stickers gathered together in an Estoril's street. Although most of its members were not present, this was a warm family meeting! ;)))

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Remax vende BCP


Hoje, de passagem pelo centro de Cascais, uma rápida, pequena e oportuna colagem na fachada da antiga agência de um banco que, ao que se diz, ficou conhecido pelo critério sexista usado na contratação dos seus funcionários... Para nos juntarmos ao GRANDE PIMS, que já havia deixado o seu tag azul ali à esquerda ;) Abraços!

Today we made a quick visit to downtown Cascais. We pasted a melting ice cream, with a special portuguese flavor, on the façade of a former bank's agency. PIMS, a great and historic writer from Cascais Line, had already left his tag there as well.

domingo, 6 de outubro de 2013

Refusing to Breath



  

«You ask, how does an artist reconcile working against the system and at the same time make a living as an artist? Well, we all hate air pollution but refusing to breath is not a productive response.»

Ron English (Street Artist)

sábado, 5 de outubro de 2013

Writers Being Artists



"A lot of graffiti writers do not consider themselves artists because art is something that is accepted and something you can make money off."

SEAZ (writer)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Maniac

(Old stuff by Rufia and Dalaiama)

"Every single graffiti writer is a maniac, depressive, insecure person because that's the only thing that makes you want to go out and write on somebody's shit."

SABER (MSK/AWR)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A Kitsch Frame by Morning


O sol despontava na manhã úmida e foi com os primeiros automóveis a circular que providenciámos esta moldura amarela e azul. 
Fica assim provado que a street art pode ser bem pirosa :p

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Rigor nos traçados

 


There are times when we realize that academic studies, classical painting and Gaspard Monge's descriptive geometry can be useful in taking measures and planning accurate drawings.