SÊ BEM-VINDO ! SÊ BEM-VINDA ! YOU ARE WELCOME !

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O ser social

«A gestação do mundo burguês foi um processo longo, doloroso, uma história de inaudita violência. Cobrindo um espaço temporal multissecular, caracterizou-se pela destruição brutal de antigos modos de vida, pela substituição de modelos anteriores de controle social, pela supressão a ferro e fogo das formas de organização societária precedentes. Seu triunfo, porém, assinalou um formidável avanço na existência humana. É no seu âmbito que se colocam possibilidades antes inimaginadas para a exploração da natureza e a elevação das condições da vida dos homens (...) Na primeira metade do século 19, o mundo burguês (então assente nas bases do capitalismo concorrencial) se ergue com toda a sua força.
(...)
Ora, é somente quando se instaura a sociedade burguesa que o ser social pode surgir à consciência humana como um ser que, condicionado pela natureza, é 'diferente' dela. Como Marx assinalou, a sociedade burguesa (o capitalismo) "socializa" as relações sociais: estas podem ser apreendidas pelos homens não como resultantes de desígnios e vontades estranhos a eles, mas como produto de sua interacção, de seus interesses, de seus conflitos e de seus objectivos. (...)
Em síntese: é na sociedade burguesa que os homens podem compreender-se como atores e autores da sua própria história.»
José Paulo Netto

3 comentários:

Mister Cia disse...

Então man , tás porreiro?
Atão agora o pedro vende IRONLAK?
Fui ontem a lisboa comprar umas quantas latas...Exprimenta as CLASH são muito boas para ACÇÃO RÁPIDA , a loja chama-se DEDICATED STORE e é na Rua da Glória...O tipo é porreiro!
Essa pintura tá fixe , isso é onde?
Abração
Fica bem
;)))

Nossive One disse...

tenho mesmo que passar por lá, mas isto agr trabalho de verao e tal nao dá muito tempo para ir buscar as latas. Na dedicated-store tambem tens,tens até varias marcas, depois vê o site http://www.dedicated-store.de/wp2.html
Estou a ver agora se arranjo umas mtn black ehehe
Quando tiver agora um tempinho do trabalho faço mais uma cena nova .
Grande abraço Força

crème fraîche disse...

gostei muito de ler isto.


*